Volta duas casas

O primeiro easter egg de jogo foi criado por Warren Robinett [Jogador Nº 1]

O primeiro easter egg de jogo foi criado por Warren Robinett [Jogador Nº 1]
Pautado por easter eggs - seja na busca de Wade, seja em todas as referências à cultura pop que ele traz - o filme tem um toque de lúdico que nos convida a participar da história muito mais do que como meros espectadores.

No final do segundo ato do filme Jogador Nº 1– acredito que lá pelos 90min – Art3mis (Olivia Cooke) descobre que a IOI está prestes a conquistar a terceira chave e ganhar a competição jogando Adventure, um game do Atari 2600. No decorrer da história, os personagens percebem que o desafio não era vencer o jogo, mas encontrar o easter egg nele escondido.

Numa sucessão de conclusões de várias fontes – tanto de Parzival (Tye Sheridan) quanto de uma simpática ruiva que recebe muito destaque e nenhum nome – o espectador é informado que o primeiro easter egg da história dos games foi colocado no jogo Adventure e criado pelo desenvolvedor Warren Robinett.

O primeiro easter egg de jogo foi criado por Warren Robinett [Jogador Nº 1]Mas calma. O que é um easter egg?

A essa altura, se você viu Jogador Nº 1 sem saber o que é um easter egg, talvez não tenha entendido muito bem o filme. Mas pode deixar que eu explico.

Quando pensamos em tecnologia ou narrativas, Easter Egg – ou Ovo de Páscoa, em português – são elementos escondidos de propósito pelo desenvolvedor, produtor e/ou criador da mídia em questão. Podem ser piadas internas, mensagens ou imagens escondidas ou uma função secreta do software, jogo, DVD, Blu-ray, etc.

O nome remete à ideia da busca aos ovos de páscoa, bastante comum entre as famílias com crianças pequenas. Quando eu era pequena, por exemplo, minha mãe costumava esconder a cesta de chocolates em algum lugar e deixava uma trilha com pistas para que eu a achasse.

Ah, e como era bom acordar cedo para procurar chocolates!

O primeiro easter egg de jogo foi criado por Warren Robinett [Jogador Nº 1]Easter eggs não afetam diretamente a história

Por se tratar de uma piada, os easter eggs são um complemento, um bônus, e não uma parte essencial do produto. Se você encontrar, ótimo, mas se não, está tudo bem.

Por exemplo, no filme Jogador Nº 1 você não precisa reconhecer TODOS os personagens que aparecem para entender a história. Uma coisa é independente da outra. Por isso, não se sinta frustrado se você “não pegou todas as referências”, como dizem por aí. Aproveite a experiência.

O primeiro easter egg de jogo foi criado por Warren Robinett [Jogador Nº 1]O easter egg de Adventure foi coisa séria

Quando Warren Robinett levou o projeto do seu jogo, uma adaptação de Colossal Cave Adventure, para o seu patrão, ele foi impedido de dar continuidade ao projeto. Mesmo assim, ele continuou trabalhando em Adventure em segredo e conseguiu lança-lo em 1979.

O problema é que, na época, não se creditavam os desenvolvedores de games, apenas as publishers. Foi então que Warren, inspirado pelos segredos escondidos nas músicas do Beatles tocadas de trás pra frente, decidiu deixar a sua marca através de um easter egg.

Assim, ele largou um hidden pixel no jogo que, se levado até a tela, abria uma porta secreta que revelava a frase “Created by Warren Robinett”.

Adventure foi o sétimo jogo mais vendido do Atari 2600, mas, além de não dar créditos, a empresa também não pagava comissões aos desenvolvedores. Warren não viu um centavo sequer das 1000000 cópias vendidas – recebeu apenas os $22mil pagos como desenvolvedor.

Warren não criou o primeiro easter egg em jogos

Apesar de ter sido o primeiro easter egg a ser descoberto – um rapaz de 15 anos informou a Atari através de uma carta explicativa sobre como revelar o easter egg -, Adventure não é o jogo portador da primeira mensagem escondida já criada. Recentemente foi descoberto que, após uma combinação de botões, o jogo Starship 1, lançado em 1977, revela a frase “Hi Ron!” antes do jogo começar.

De qualquer forma, o easter egg de Adventure marcou a história dos games e das demais mídias. Depois de descobrir o segredinho muito bem guardado de Warren, Steve Wright, um dos gerentes da Atari e incentivador da brincadeira nos jogos, cunhou o termo easter egg usado até hoje.

Descubra outras curiosidades sobre Jogador Nº 1

Leia mais curiosidades sobre Filmes

Mylle Silva

Vive de inventar e investigar histórias. Publicou o livro de contos A Sala de Banho (2014) e as HQs A Samurai (2015), A Samurai: Yorimichi (2016) e A Samurai: Primeira Batalha (2017). Ministra aulas de Escrita Criativa, mantém o site Oficina de Escrita e acredita que todos podem ser melhores leitores e escritores.

Deixe o seu comentário

Clique aqui para comentar

Conta aí o que você achou do post!

Newsletter & Teorias da Conspiração

Chega de perder tempo com redes sociais! Segue a gente aqui no tête-à-tête eletrônico da pós-pós-modernidade!